“Esperança e exigência” são as palavras de ordem do novo bastonário da OM

17/03/23
“Esperança e exigência” são as palavras de ordem do novo bastonário da OM

Na passada quarta-feira, dia 15 de março, teve lugar no Pátio da Galé, em Lisboa, a tomada de posse do novo bastonário da Ordem dos Médicos (OM). A News Farma marcou presença na cerimónia e recolheu algumas reações e expectativas para o próximo triénio, bem como uma entrevista com o protagonista da noite, Dr. Carlos Cortes. Veja o vídeo.

A sala do Pátio da Galé encheu para assistir à tomada de posse do Dr. Carlos Cortes como bastonário da Ordem dos Médicos. Muitas figuras incontornáveis da Medicina e da Sociedade Civil marcaram presença para homenagear o novo líder e desejar boa sorte para o próximo triénio.

O bastonário cessante, Dr. Miguel Guimarães, foi aplaudido de pé durante o seu discurso de despedida, e perspetiva que o Dr. Carlos Cortes estará preparado para dar continuidade aos trabalhos da OM, dada a sua experiência e capacidades demonstradas.

A bastonária da Ordem dos Enfermeiros, Enf.ª Rita Cavaco, levanta a preocupação de ser necessário evoluir o sistema nacional de Saúde, olhando para a realidade de outros países europeus, com a partilha de competências em prol do doente, e expressa a esperança de que o Dr. Carlos Cortes possa vir ser uma figura importante nessa missão.

Internamente, a Associação Portuguesa de Medicina Geral e Familiar (APMGF) pretende continuar a colaborar com a OM pela melhoria dos cuidados primários, pelas palavras do presidente Dr. Nuno Jacinto. Já no setor das relações internacionais, a bastonária dos Médicos de Angola, Dr.ª Elisa Gaspar, assegura que o novo bastonário português é um "amigo", e que pretende fazer crescer ainda mais a irmandade entre a Medicina Angolana e a Medicina Portuguesa, como já acontecia no mandato transato.

O papel fundamental dos médicos foi salientado pelo Ministro da Saúde, Dr. Manuel Pizarro, que promete uma ligação próxima e um discurso consensual com a OM.

O Dr. Carlos Cortes mostrou uma insaciável vontade de iniciar o trabalho e partilha com os pares uma mensagem de esperança e exigência, essenciais ao desenvolvimento da profissão médica e dos cuidados de Saúde ao doente em Portugal.

Vídeo

Partilhar

Publicações