Seminário de Oncologia Pediátrica pretende informar e esclarecer sobre a doença

30/01/23
Seminário de Oncologia Pediátrica pretende informar e esclarecer sobre a doença

O 9.º Seminário de Oncologia Pediátrica, uma iniciativa da Fundação Rui Osório de Castro (FROC), irá decorrer em formato presencial no próximo dia 11 de fevereiro, no Auditório do Hospital Pediátrico do Centro Hospitalar e Universitário de Coimbra, com o objetivo de informar e esclarecer as famílias sobre o cancro pediátrico.

Contando com a moderação de Fernanda Freitas, diretora-geral da empresa Eixo Norte-Sul, e com a participação de vários peritos e profissionais, bem como com a partilha de testemunhos - de pais ou de sobreviventes de cancro pediátrico - para abordarem temáticas relacionadas com os desafios da parentalidade na doença, o exercício físico durante e depois do tratamento, os adolescentes e jovens adultos e a transição para adulto, os novos tratamentos e investigação em Oncologia pediátrica, sendo estes os principais temas a serem abordados.

Atendendo que existirá um bloco de tempo dedicado aos novos tratamentos e investigação em Oncologia pediátrica em Portugal, a Dr.ª Cristina Potier, diretora-geral da FROC refere que, considerando que a investigação é uma área que apoiam, "este assunto não poderia ficar de fora. Apenas através com investigação conseguiremos perceber melhor a doença, melhorar os tratamentos e assim a qualidade de vida durante e depois do tratamento".

Adianta ainda que "durante este dia, os participantes podem assistir a conversas esclarecedoras e têm também a possibilidade de colocar dúvidas aos nossos convidados. Para quem não gosta de se expor, pode enviar-nos antecipadamente por escrito, para o email da Fundação, que garantimos que as suas dúvidas serão respondidas ao longo do dia, pois o grande objetivo deste dia é esclarecer e tranquilizar” começa por explicar a Dr.ª Cristina Potier.

“Há alguns anos que a Fundação Rui Osório de Castro tem vindo a questionar a não existência de números relativos ao Cancro Pediátrico. Durante o ano de 2022 foram finalmente disponibilizadas as estatísticas relativas ao período entre 2010 e 2019. A Dr.ª Ana Maia Ferreira, responsável pelo Registo Português de Oncologia Pediátrica, estará presente para apresentar estes dados,” afirma.

Serão também homenageados o vencedor e menções honrosas da 7.ª edição do Prémio Rui Osório de Castro/Millennium BCP, que apoia projetos que promovem a melhoria dos cuidados prestados a crianças com doença oncológica e que foram conhecidos no passado dia 16 de janeiro.

Este ano este seminário conta também com umas palavras proferidas pela Marine Antunes, fundadora do projeto Cancro com Humor,  também ela sobrevivente de cancro pediátrico.

No momento em que se está a desenhar a Estratégia Nacional de Combate ao Cancro, a Fundação Rui Osório de Castro convidou o seu responsável, o Dr. José Dinis, que irá fechar este dia. “Espera-se que o programa nacional de alguma forma espelhe o plano europeu que dá um foco sem precedentes ao cancro pediátrico através da investigação e acompanhamento dos sobreviventes,” conclui a Dr.ª Cristina Potier.

É um seminário aberto a todos. Ainda que o programa seja sempre criado a pensar nas famílias, qualquer pessoa poderá participar, como voluntários, estudantes, profissionais de saúde, assistentes sociais e profissionais de outras organizações sociais que trabalham na área, de forma gratuita, sendo apenas necessária uma inscrição prévia aqui.

Obtenha mais informações no portal do evento.

Partilhar

Publicações