XXVIII Curso Pós-Graduado de Endocrinologia, Diabetes e Metabolismo: submeta o seu trabalho

27/01/23
XXVIII Curso Pós-Graduado de Endocrinologia, Diabetes e Metabolismo: submeta o seu trabalho

Contando com a organização da Associação dos Amigos do Serviço de Endocrinologia do Hospital de São João e da colaboração do Serviço de Endocrinologia, Diabetes e Metabolismo do Centro Hospitalar Universitário de São João e da Faculdade de Medicina da Universidade do Porto, o XXVIII Curso Pós-Graduado de Endocrinologia, Diabetes e Metabolismo decorre de 2 a 4 de março, no Centro de Congressos do Porto Palácio Hotel. A data limite de envio de trabalhos é até 31 de janeiro.

A formação destina-se à atualização de clínicos de Medicina Geral e Familiar, internistas, farmacêuticos, nutricionistas, internos e especialistas de Endocrinologia, bem como Enfermeiros. Este ano, o presidente de honra será o Prof. Doutor Davide Carvalho. O lema do Curso é “Tudo o que precisamos de saber sobre…”. Os temas serão abordados num formato perguntas e respostas com aplicabilidade na prática clínica com participação ativa na discussão dos colegas da Medicina Geral e Familiar.

Deste modo, as temáticas são: a patologia nodular da tiroide, hipotiroidismo e tireotoxicose; dislipidemia; patologia hipofisária; osteoporose; síndrome de ovário poliquístico; pé diabético; outros tipos de diabetes que não a diabetes mellitus tipo 2; diabetes, insuficiência cardíaca, doença renal e iSGLT2; obesidade e diabetes gestacional.

Vão ser ainda organizados dois Cursos, um sobre terapêuticas injetáveis e monitorização de glicemia e um Curso de Nutrição intitulado “Tudo o que preciso de saber sobre Nutrição e Diabetes Mellitus tipo 2, Obesidade e Dislipidemia”.

Haverá um Curso de Enfermagem onde serão abordados os temas: “Como abordar o doente com obesidade na consulta de Enfermagem (Estigma e preconceito); a comunicação em saúde e o sucesso da Consulta de Enfermagem; diagnósticos de Enfermagem em Endocrinologia; Literacia em saúde e o desafio da intervenção comunitária na diabetes e novas evidências e abordagens no tratamento do pé diabético.

Serão ainda atribuídos três prémios: Prémio Dra. Lídia Pereira-Monteiro, atribuído ao melhor trabalho na área de Medicina Geral e Familiar; Prémio Dr. Baldaque Faria, concedido ao melhor trabalho na área de Enfermagem e o Prémio Dr. Emílio Peres, dado ao melhor trabalho da área de Nutrição. A cada prémio é atribuído o valor de 1000 euros.

Aceda ao programa, faça a sua inscrição e submeta o seu trabalho.

Partilhar

Publicações